builderall

Fala, Treinador!

Fala, Corredor!


Na prática, um treinador tem que lidar com diversas variáveis ao mesmo tempo. Nossos atletas buscam a melhoria de sua performance, desejam baixar em 10 minutos o tempo de sua última maratona ou simplesmente querem estar condicionados fisicamente. Assim, cabe aos treinadores buscar metodologias e práticas que otimizem o treinamento, aprimorando o uso de técnicas para a execução daquilo que o atleta deseja realizar. Tudo isso norteado pelo objetivo de alcançar contínuo progresso no desempenho da prática esportiva. 


A avaliação cardiorrespiratória é uma parte fundamental no treinamento de corrida de qualidade. Se essa avaliação for imprecisa, isso fará com que as planilhas fiquem subaproveitadas, e por esse motivo, aqui no blog do treinador, temos uma sessão inteira dedicada a esse tema.


Como você já deve saber, eu sou defensor do método de prescrição baseado na Velocidade Aeróbia Máxima ? VAM. Esse não é o único método de prescrição que existe, mas, na minha opinião, é o melhor que há. Em artigos anteriores, esse assunto foi tratado com mais detalhes! Se você ainda não os viu, deixarei abaixo os links:


3 maneiras para a prescrição de treinamento de corrida, você não pode perder a terceira!


10 Testes de Campo que Todo Treinador de Corrida Deve Conhecer!


Neste post, vou abordar 3 aspectos relacionados a determinação da VAM (Velocidade Aeróbia Máxima):

1 ? A importância da realização do teste de determinação da VAM;

2 ? O Teste de campo da Universidade de Montreal (o teste oficial da VAM);

3 ? Como aplicar o teste de determinação da VAM em campo ou em esteira (excelente adaptação).


Gostou do que vem por aí? Então, compartilhe esse artigo com seus amigos! Assim, cada vez mais, treinadores conseguirão turbinar os resultados de seus atletas por meio de uma excelente prescrição de treinos.


1 ? A importância da realização de testes para determinação da VAM


Índices fisiológicos exercem uma importante papel na performance em corridas de meio fundo e de fundo. Ou seja, o VO2max, o Limiar de Lactato (Ponto de Compensação Respiratória, PCR/ Limiar 2 ? L2) e a Frequência Cardíaca Máxima relacionam-se com competições que vão de 800m a Maratona/Ultramaratona. Entretanto, esses parâmetros são normalmente determinados em protocolos de laboratório, visto que existe um melhor controle do ambiente que por sua vez ocasiona em maior precisão nas mensurações feitas.


Quando nos referimos ao laboratório, podemos pensar em seu alto custo de realização (principalmente para quem não tem nenhuma relação ou parceria com Universidades) e numa outra hipótese que é a difícil reprodução da realidade diariamente vivenciada pelo atleta. Contudo,  os testes de laboratório são uma excelente maneira de mensurar os índices fisiológicos e de ter o total controle da integridade física do atleta. 


Eu sempre indico testes clínicos! Mas, eu tenho como prática o uso de testes de campo com meus atletas! Ou seja, utilizo os dois e aconselho que você faça o mesmo. 


Existem inúmeros protocolos de campo. Vários deles são bem fidedignos, enquanto que outros não são! Cabe a você, treinador, escolher o teste adequado para seu aluno. 


Para a aplicação dos testes de campo, sigo uma sequência específica de passos que considero bastante importante, tanto para atletas iniciantes, quanto para atletas experientes. 







2 ? Teste da Universidade de Montreal ? UMTT, o teste oficial da VAM


Comecei este post falando em performance e otimização, não foi? No contexto dos protocolos de testes de campo, o teste de pista da Universidade de Montreal (UMTT), também é conhecido como Léger e Boucher, é um teste de campo específico para a determinação da VAM ? Velocidade Aeróbia Máxima. Por isso, apresenta-se como um protocolo de corrida que vale a pena conhecer e utilizar, pois ele é específico, prático, indireto, progressivo, máximo, válido, fidedigno e barato.


Específico: É um teste para corredores! E é sempre bom avaliar os atletas em testes que se assemelham aos gestos e situações que correspondem à prática do desporto. 


Prático: Trata-se de uma prova coletiva que determina a Velocidade Aeróbia Máxima ? VAM. Segundo Peronnét, pode-se avaliar até 50 pessoas ao mesmo tempo em uma pista oficial de atletismo. O ideal é ser aplicado em uma pista de atletismo, mas pode ser adaptado para uma rua asfaltada que tenha no mínimo 200 m de terreno plano, demarcada por cones. E uma outra grande vantagem é que o UMTT também pode ser feito em esteira rolante. Nesse caso, há mais facilidade no controle das informações, pois no painel da esteira constam todos os dados e demais informações do teste (velocidade, tempo, inclinação etc). E por falar em inclinação, recomenda-se utilizar a inclinação de 1,5% na esteira para equiparar à corrida no asfalto.


Indireto: Permite calcular o VO²máx, a partir da VAM. 


Progressivo: Todos os atletas largam juntos. Aqui no Brasil, fizemos uma adaptação que tem dado excelentes resultados: um ?coelho? dita o ritmo (com uma bicicleta) e marca com precisão a velocidade. A cada tempo, muda-se de estágio da velocidade. Assim, ao atingir a sua velocidade máxima, os atletas vão parando. O teste termina quando o último atleta parar. 


Máximo: É um teste máximo, visto que o atleta acompanha o ritmo até onde, de fato, suportar! E isso, em muitas vezes, não acontece num teste clínico.


Válido: É um teste validado pela Universidade de Montreal, no Canadá, e já foi objeto de estudo de inúmeros artigos e autores de renomes.


Fidedigno: Por ser feito em estágios, o resultado obtido é bastante preciso! Ou seja, a chance de o atleta subestimar ou superestimar sua capacidade é bem menor do que em outros protocolos. Pois é comum, na aplicação de outros protocolos, ouvir comentários dos alunos sobre a sensação de que podiam ter se esforçado mais ou que começam muito forte e não conseguiram terminar o teste. Com o UMTT esse risco é minimizado. 


Barato: Como qualquer teste de campo, é barato e acessível.


As principais vantagens do teste UMTT são:


? Pode ser aplicado em um grupo heterogêneo de até 50 pessoas ao mesmo tempo, desde iniciantes a atletas experientes;

? Utiliza, de certa forma, procedimento similares aos protocolos de avaliação realizada em laboratório, pois compreende estágios progressivos de velocidade.

? O resultado final do teste implica em saber a Velocidade Aeróbia Máxima ? VAM, não necessitando aplicação de fórmulas. 


3 ? Como aplicar o teste UMTT?


Para aplicar o Teste de Campo da Universidade de Montreal, siga os passos abaixo.

Pontos importantes:


  1. Frequência cardíaca de repouso: o atleta deverá ficar sentado em posição confortável por no mínimo 5 minutos, que é o tempo mínimo sugerido para acomodação da variabilidade da FC de repouso.
  2. Aquecimento: sempre antes de um teste de campo é necessário um bom aquecimento, um trote de no mínimo 5 minutos.
  3. Apitos e silvos sonoros no tempo correto.
  4. Frequência Cardíaca Máxima, ao final do teste.
  5. Anotar o patamar no qual o atleta cumpriu o último estágio.


Procedimentos para o teste:


TESTE EM PISTA OFICIAL DE ATLETISMO



TESTE EM ASFALTO



TESTE EM ESTEIRA



Nem sempre é possível usar uma bicicleta em pistas de atletismo, por isso, a indicação da marcação com cones a cada 50 metros, para um melhor controle da velocidade.


Para facilitar a sua vida, o blog do treinador criou um áudio com toda a marcação dos estágios e mudanças de velocidades em mp3, exclusivo em português. Para baixar, clique no botão abaixo.

BAIXAR AGORA


Segue abaixo a tabela com todas as marcações para um melhor acompanhamento.


Para finalizar, reforço que o UMTT é um teste excelente para medir a VAM, calcular o VO2 máximo e a potência do corredor sem erro sistemático.


Para calcular o VO2 maximo a partir do teste UMTT (tendo como resultado a Velocidade Aeróbia Máxima), é só aplicar a fórmula abaixo:


VO2máx. = 2,209 + (3,163 x VAM) + (0,000525542 x VAM 3)


E para obter a PAM (Potência Aeróbia Máxima) que se expressa em cal/Kg/min, use a fórmula abaixo:


PAM = VO2máx x 5


Tenho certeza que esse teste vai facilitar muito a sua vida, Treinador!


Um grande abraço e até a próxima.