builderall

Fala Treinador!

Fala Corredor!



É muito comum em uma conversa dos praticantes de corrida escutar frases do tipo: ?Ah, hoje só fiz uma rodagem leve", ou, "o meu treino de domingo foi um longão" e daí o outro responde, "o meu foi um Fartlek?, que é um método de treinamento bastante famoso e bastante prescrito pelos treinadores.

 

E o que são esses Métodos de Treinamento?

 

A divisão dos métodos pode ser ordenada do seguinte modo:

Métodos Contínuos ? Métodos Fracionados ? Método Competição


O Fartlek é um método continuo, ou seja, não existe pausa.


O termo Fartlek é um termo sueco que significa "jogo de velocidade ou brincar de correr?. Teve seu início nos países Nórdicos na década de 1930 por Gosse Holmer, e em sua versão original:


 

O Fartlek, foi inicialmente concebido para corredores de meio fundo e fundo, e aos poucos foi sendo aceito nas demais modalidades.

 

Desde sua criação o método vem sofrendo variações ou melhor adaptações ao seu modelo original. Hegedus, 1973 (Citado por Tubino e Moreira) trouxe um exemplo clássico de uma sessão usando o método com 8 variações e já mostrando uma forma de controle que difere da original, como podemos ver abaixo:


  1. Trote suave de 5 a 10 min;
  2. Corrida de 1.200 a 2.500m em velocidade média e uniforme;
  3. Marcha rápida durante 5 min;
  4. Ciclo de corrida de velocidade entre 50 a 60m, intercalados de trotes até a normalização da respiração, para sentir-se descansado para novos tiros;
  5. Marcha até a recuperação dos esforços anteriores;
  6. Arranques (acelerações) de 5m, rompendo a inércia o mais rápido possível;
  7. Corrida de 1.500m subida;
  8. Trote para a volta a calma.


Atualmente temos novas formas de controle, e dou como exemplo o Fartlek controle ou controlado, como o próprio nome diz podendo controlar as velocidades máximas e mínimas além de suas distâncias pré-determinadas, facilitando a sua prescrição e controle em diferentes fases da preparação do atleta.

 

Abaixo coloco alguns exemplos de aplicação do modelo Fartlek Controlado:


Este primeiro mostra um exemplo de aplicação do método Fartlek para iniciantes: note que a linha amarela está mostrando a Intensidade de Limiar (L2). A linha azul mostra as marcações de uma sessão de Fartlek controlado no período básico, onde o atleta vai correr uma sequência de 1000 m a 60% VO2máx. e em seguida 1.000 m na velocidade de Limiar (que está em torno de 78% do Vo2 máx.). A linha vermelha mostra o mesmo atleta no período Específico, com o seguinte treino: 1.000 m a 60% do VO2máx. seguido de 1.000 m a 90% do VO2máx.


Neste próximo exemplo para um atleta avançado, além das marcações de Limiar, temos também a linha de velocidade de prova, mostrando em duas fases distintas da preparação, em azul o período básico e em vermelho o período específico da preparação.



Uma outra variação deste Método (Fartlek Controle), trazida pelos Cubanos, especificamente pelo treinador e escritor Armando Forteza de La Rosa em seu livro ?Treinar para Ganhar? (2004), é a ilustrada na imagem abaixo, que mostra uma sessão de treino intenso, onde o atleta faz uma variação de velocidade a cada 500m, e a intenção é de suportar a sensação de fadiga na velocidade de prova, onde ele faz 500m na velocidade de Limiar segue para 500m na velocidade de prova e em seguida mais 500m acima da velocidade de prova para então voltar a velocidade de Limiar.



Uma outra forma controlar este Método é o chamado Fartlek Lider, também proposto por Forteza (2004), que traz também, um formato lúdico e é inspirado nas provas de ciclismo. Numa sessão em grupo, o treinador elege um atleta para liderar cada volta na pista de atletismo, obrigando os outros atletas a acompanhar o ritmo imposto pelo líder. Na sequência, o treinador vai elegendo um novo líder a cada volta. O ideal é ser executado em uma pista de atletismo ou algum local possível de ser adaptado.


Além de ser lúdico, esse método traz muitas vantagens para o desenvolvimento da preparação do atleta: 


  1. Prepara o atleta para mudanças bruscas de velocidade, se assemelhando ao que acontece na prova;
  2. Pode ser usado em substituição a um treino intervalado, em dias de treino intenso;
  3. Importante na composição do volume semanal ou do microciclo;
  4. É considerado um treino técnico.




O Fartlek é um excelente método de treinamento e pode ser encaixado no microciclo como forma de quebrar a rotina, pois traz essas muitas possibilidades de variações. Mas como foi mostrado nos exemplos, tem que estar dentro de um objetivo e obedecendo o momento da preparação. É muito bem vindo o uso da criatividade nas sessões de treinamento, sempre adequando ao nível individual de cada atleta. 

 

Gostou da dica? Se esse conteúdo agregou algo aos seus conhecimentos, não deixe de enviar para um amigo que é treinador, corredor ou gosta das corridas de rua.


Um abraço e até a próxima!



Referências: