builderall

Fala Treinador!

Fala Corredor!


O controle das cargas de treinamento são a principal forma de distribuição de exercícios de maneira geral.

Essa Carga de treinamento é composta por três principais magnitudes: volume, intensidade e a densidade. A nossa conversa de hoje será sobre a primeira delas: o volume.



Os praticantes de corrida são sempre curiosos a respeito das planilhas de outros atletas ou mesmo, as revistas especializadas estão frequentemente postando exemplos de como são as planilhas dos campeões. Logo abaixo mostro o exemplo de um trecho do planejamento de um atleta meu. É bem complexo, né?




Recente mente o COI (Comitê Olimpico Internacional), publicou uma matéria sobre a rotina do grande maratonista Eliud Kipchoge (https://olympics.com/pt/noticias/eliud-kipchoge-maratona-metodo-treinamento-revolucionario) com a matéria intitulada: ?Métodos de treinamento revolucionários de Eliud Kipchoge: como as corridas lentas do campeão Olímpico tornaram-no ainda mais rápido?. A matéria destaca que ele percorre uma média de 220 Km semanais, sendo que, grande parte desse volume é composto por corridas lentas.


Com base nisso, fizemos uma simples comparação entre dois atletas de níveis diferentes, para podermos demonstrar porquê não devermos copiar planilhas de outros atletas, principalmente dos atletas de elite.


Atleta A ? elite    e   Atleta B ? recreacional

Lembrando que a VAM é a Velocidade Aeróbia Máxima.

Vamos supor que os dois atletas vão treinar 1h (uma hora) por dia e 5 x na semana, cada um na sua velocidade de L2. Acompanhe o resultado:


VOLUME: 5 HORAS / SEMANA



VOLUME DA DISTÂNCIA SEMANAL


Como a velocidade de L2 de cada atleta é diferente, a distância a ser percorrida no mesmo tempo de 1 hora consequentemente será diferente. E vejam a enorme diferença!


EVOLUÇÃO SEMANAL


E se acrescentarmos 10% no volume a cada semana? Veja como fica o gráfico comparativo dos dois atletas.

           


E se, ao invés de usarmos o tempo como parâmetro, usássemos a distância como a referência principal para a composição do volume semanal? Ou seja, se eu pego os 93,6 Km do atleta A ? de elite que ele completa em 5 horas semanais e proponho para o atleta recreacional que tem uma VAM que é menos da metade do primeiro.

Veja a diferença!!!


Atleta A continua com 5 horas semanais. Já o atleta B, precisaria de 12:40:00h para completar a mesma distância! 



Resulta que o Atleta B precisa de 7 horas a mais do que o atleta A para executar mesma distância.

Então, você ainda acredita que é viável copiar treino de outro atleta ou seguir planilhas de atletas famosos???

Imagina se alguém resolve copiar a planilha do Kipjoge com 220 Km semanais?! 

Se conhece alguém que precisa ler esse conteúdo, compartilha com ele esse artigo e fica aí a reflexão...


Um grande abraço e até a próxima!